Livros e Artigos
Entrevista completa sobre o processo de luto, abordando diferentes formas de enlutar e como lidar com as perdas cotidianas. Concedida para João Corumba - Instituto Áurea Corumba- IAC
Clique no link abaixo e faça download
Livros:
Castigos Escolares: Conversando com Professores - Editora Appris
https://www.editoraappris.com.br/produto/castigos-escolares-conversando-com-professores
Um pouco mãe, um pouco professora: conversas sobre a mulher na docência.
https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/33475-um-pouco-mae-um-pouco-professora-conversas-sobre-a-mulher-na-docencia
O Livro da Empatia: Caminhos para Compreender e Lidar com a Adolescência
https://www.editoraappris.com.br/produto/5090-o-livro-da-empatia-caminhos-para-compreender-e-lidar-com-a-adolescncia
Quer adquirir comigo e receber uma dedicatória personalizada?
Entre em contato
Artigos científicos
ARAGÃO, Milena. REFLEXÕES SOBRE O LUTO A PARTIR DO CONTO "A HISTÓRIA DE UMA LÁGRIMA" DE MACHADO DE ASSIS. Revista Literatura em Debate, v. 18, n. 32, p. 20-32, jul./dez. 2023
ARAGÃO, MILENA. Educação sobre a morte no contexto escolar: uma proposta de formação continuada docente. In. Escudeiro, Aroldo (org.). Sofrimento e luto. Editora Saber Viver, 2022
ARAGÃO, MILENA. Formação docente e saúde mental em tempos de COVID-19: desafios e possibilidades de ação. In: Daniela Bernardes Daniela Camila Froehlich. (Org.). Temas em Debate contextos educacionais. 1ed.Cabo Frio: Mares Editores, 2021, v. 1, p. 55-71.
.ARAGÃO, MILENA. Disciplina Positiva na Educação Básica: Caminhos para (re)pensar os castigos escolares.. In: João Batista da Silva. (Org.). Educação básica e atuação docente: experiências e possibilidades. 1ed.Cabo Frio: Dictio Brasil, 2020, v. 1, p. 254-281.ARAGÃO, MILENA. A UNIVERSIDADE VAI À ESCOLA: RELATO DE EXPERIENCIA SOBRE O PROJETO DE EXTENSÃO: CUIDANDO DE QUEM CUIDA. EXTENSÃO EM FOCO, v. 1, p. 137-145, 2020.
.ARAGÃO, MILENA. OS MEMES DE HUMOR E A NATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA COMO CAMINHO EDUCATIVO. Interfaces Científicas - Humanas e Sociais, v. 8, p. 129-144, 2020.
ARAGÃO, MILENA; FALEIRO, W. ; Influências do Ensino Médio nas perspectivas de futuro de seus estudantes. Educação (UFSM)Fator de impacto (JCR 2021): 0.0">, v. 41, p. 411-424, 2016.
.TIMM, J. W. ; Padilha, D. C. ; ARAGÃO, M. C. . Educação, saúde e trabalho: o Programa Primeira Infância Melhor. PIM em São Lourenço do Sul/RS.. Política & Trabalho (Online), v. 44, p. 227-245, 2016.
.ARAGÃO, MILENA. Entre milhos e palmatórias Memórias escolares sobre uma infância castigada: Vivências e ressignificações. Interfaces Científicas - Educação, v. 4, p. 19-30, 2016.
GONÇALVES BUENO DE FREITAS, ANAMARIA ; ARAGÃO, MILENA . As aulas de leitura e escrita em Sergipe para meninas, na passagem do século XIX e XX. Linhas (Florianópolis. Online), v. 16, p. 85-103, 2015.
8.ARAGÃO, M. C.; FALEIRO, W. . CASTIGOS ESCOLARES: MEMÓRIAS, SIGNIFICAÇÕES E PRÁTICAS. Enciclopédia Biosfera, v. 11, p. 24-25, 2015.
ARAGÃO, M. C.. Historicidade, Representações e Magistério Feminino. Revista Interdisciplinar da Faculdade Estácio de Sergipe-Estácio FaSe, v. 14, p. 32-42, 2015.
TIMM, J. W. ; ARAGÃO, M. C. . Culturas e história da educação: contribuições do professor Lúcio Kreutz - History and cultures of education: contributions of teacher Lúcio Kreutz. História da Educação, v. 18, p. 197-201, 2014.
11.ARAGÃO, M. C.; Kreutz. Lúcio . Representações sobre a atuação docente na educação infantil. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 18, p. 9-17, 2013.
ARAGÃO, M. C.; Kreutz. Lúcio ; TIMM, J. W. . A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 18, p. 28-41, 2013.
.SANTOS, M. S. ; TIMM, J. W. ; ARAGÃO, M. C. . Cuidar e Educar Criança pequena: um ato de amor, justiça e bondade.. Revista Tempos e Espaços em EducaçãoFator de impacto (JCR 2021): 0.0">, v. 10, p. 4-14, 2013.
ARAGÃO, M. C.; TIMM, J. W. ; FREITAS, A. G. B. ; Kreutz. Lúcio . "BOTAVA AS ORELHAS DE BURRO NA CABEÇA...": DA DOR FÍSICA À DOR MORAL: OS CASTIGOS ESCOLARES E O PROCESSO CIVILIZADOR. Cadernos de Pesquisa em Educação, v. 19, p. 71-88, 2013.
.ARAGÃO, M. C.; Kreutz. Lúcio . A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPRESENTAÇÕES, IDENTIDADES E PRÁTICAS. Práxis Educacional (Online)Fator de impacto (JCR 2021): 0.0">, v. 9, p. 25-37, 2013.
ARAGÃO, M. C.; FREITAS, A. G. B. . Práticas de castigos escolares: enlaces históricos entre normas e cotidiano. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 17, p. 17-36, 2012.
ARAGÃO, M. C.. "TEMPO DE ONTEM AO TEMPO DE HOJE": PALMATÓRIA: ENTRELAÇANDO MEMÓRIA E HISTÓRIA. Linguagem, Educação e Sociedade (UFPI), v. 1, p. 1-12, 2012.
ARAGÃO, M. C.; Kreutz. Lúcio . "A MULHER É NATURALMENTE EDUCADORA": Representações de professoras sobre a docência: entre discursos históricos e atuais.. Caderno Espaço Feminino (Online), v. 25, p. 64-78, 2012.
19.ARAGÃO, M. C.; Kreutz. Lúcio . A docência na Educação infantil: entre o dom e a maternidade. Intermeio (UFMS), v. 16, p. 32-52, 2011.
ARAGÃO, M. C.; Kreutz. Lúcio . Representações acerca da mulher-professora: entre relatos históricos e discursos atuais. História da Educação (UFPel), v. 15, p. 106-122, 2011.
ARAGÃO, M. C.. Relação entre identidade docente e construção de limites na educação infantil: Considerações históricas e contemporâneas. Psicopedagogia On Line, v. 1, p. 1-11, 2011.
ARAGÃO, M. C.. "Um santuário de saber, amizade e de trabalho" a escola através dos impressos. Imagens da Educação, v. 1, p. 1-9, 2011.
ARAGÃO, M. C.; FREITAS, A. G. B. . Discursos morais no periódico "Folha da Escola" (1940): representações infantis. Revista Pedagógica (Unochapecó. Impresso), v. 13, p. 161-184, 2011.
.ARAGÃO, M. C.; Kreutz. Lúcio . Considerações acerca da Educação Infantil: história, representações e formação docente. Conjectura: Filosofia e Educacao, v. 15, p. 25-44, 2010.
.ARAGÃO, M. C.; Kreutz. Lúcio . Do ambiente doméstico às salas de aula: novos espaços, velhas representações. Conjectura: Filosofia e Educação (UCB), v. 15, p. 106-120, 2010.
.ARAGÃO, M. C.. "Eu não sou sua mãe!" Quando os papéis de mãe e professora confundem-se na prática pedagógica. Psicopedagogia On Line, v. 1, p. 1-10, 2008.
ARAGÃO, MILENA; SANTOS, J. K. N. ; VIENCZ, L. C. S. . REPRESENTAÇÕES SOBRE OS CASTIGOS INFANTIS NAS REDES SOCIAIS. In: XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 2020, São Cristovão. XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE. São Cristóvão: UFS, 2020. v. 1. p. 1-12.
.ARAGÃO, MILENA. A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO SOBRE OS CASTIGOS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA: CONVERSANDO COM PROFESSORES. In: XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 2020, São Cristovão. Anais do XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE. São Cristóvão: UFS, 2020. v. 1. p. 1-12.
ARAGÃO, MILENA. REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A POSTURA DO EDUCADOR COMPETENTE NO ENSINO SUPERIOR;. In: XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 2020, São Cristovão. Anais do XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE. São Cristóvão: UFS, 2020. v. 1. p. 1-1.
ARAGÃO, MILENA. CLUBE RODA DE CONVERSA: A INTERSUBJETIVIDADE E O ?SALTO DE ALTERIDADE?. In: XIII Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade, 2019, Aracaju. Anais do XIII Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade. Aracaju: UFS, 2019. v. 1. p. 1-12.
ARAGÃO, MILENA. PROJETO DE EXTENSÃO COMO PRÁTICA EDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM RODAS DE CONVERSA SOBRE DISCIPLINA E LIMITES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ARACAJU/SE. In: XIII Coloquio internacional de educação e contemporaneidade, 2019, Aracaju. XIII Colóquio internacional Educação e Contemporaneidade. aaracaju: UFS, 2019. v. 1. p. 1-12.
.ARAGÃO, MILENA; SANTOS, A. L. V. ; LIMA, F. M. A. . O FENÔMENO BULLYING E A IMPORTÂNCIA DE ABORDÁ-LO NA GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA. In: Encontro internacional de formação de professores - ENFOPE, 2018, Aracaju. Anais do 8º Encontro Internacional de Formação de Professores e o 8º Fórum Permanente de Inovação Educacional,, 2018. v. 1. p. 1-12.
.ARAGÃO, MILENA. PERCEPÇÃO DE PSICÓLOGOS ESCOLARES SOBRE A INSERÇÃO DESTE PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA.. In: Encontro Internacional de Educação e Contemporaneidade, 2018, SAO CRISTOVAO. Anais do XI colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade, 2018. v. 12. p. 1-12.
ARAGÃO, MILENA. O PENSAMENTO PEDAGÓGICO SOBRE DISCIPLINA E CASTIGOS À LUZ DE ROUSSEAU, PESTALOZZI E MONTESSORI: CAMINHOS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS. In: Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade, 2018, SAO CRISTOVAO. Anais do XI Colóquio Internacional de Educação e contemporaneidade, 2018. v. 1. p. 1-12.
ARAGÃO, MILENA. CASTIGOS ESCOLARES E DISCIPLINA POSITIVA: A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS EM PAUTA.. In: Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade, 2018, SAO CRISTOVAO. Anais do XI Colóquio Internacional de Educação e contemporaneidade, 2018. v. 1. p. 1-12.
.ARAGÃO, M. C.; FIRMINO, V. . CASTIGOS ESCOLARES: DECORRÊNCIAS NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA. In: 10 Encontro Internacional de Formação de Professores/11 Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional, 2017, Aracaju. Anais do 10 Encontro Internacional de Formação de Professores/11 Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional. Aracaju: Editora da UNIT, 2017. v. 1. p. 1-18.
ARAGÃO, M. C.; ANDRADE, M. N. ; ANDRADE, A. . DISCIPLINA POSITIVA: POSSIBILIDADES PARA REPENSAR OS CASTIGOS ESCOLARES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: 10 Encontro Internacional de Formação de Professores/11 Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional, 2017, Aracaju. Anais do 10 Encontro Internacional de Formação de Professores/11 Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional, 2017. v. 1. p. 1-15.